Pandemia influenciará na tendência de cores no mercado automotivo

Segundo uma pesquisa realizada pela BASF, a pandemia influenciará diretamente nas escolhas de cores no mercado automotivo para a produção de veículos no ano de 2021

Jeniffer Elaina


Todos nós sabemos que a pandemia de 2020 já influenciou em muitos hábitos e escolhas de consumo, comportamentais e de mais uma série de fatores. O que talvez possa ser surpresa para a maioria das pessoas é que ela continuará influenciando em muitos aspectos.

As tendências de cores para veículos é uma delas. A empresa química alemã BASF, que anualmente promove pesquisas sobre as cores que serão usadas pelos projetistas automotivos para a fabricação de tintas, apontou em sua última pesquisa que as cores escolhidas como tendência para 2021 possuem tons que são capazes de “projetar um humor positivo”.

Qual será a tendência de cores no mercado automotivo para 2021?

De acordo com a BASF, as principais cores que serão tendência no mercado automotivo em 2021, podendo se estender pelos próximos cinco anos, são três que, apesar dos nomes e descrições parecem um pouco complexos, estamos falando de cores claras, mais discretas e sutis:

  • 'Social Camouflage' – um verde levemente acinzentado;
  • 'Pundits Solution' – um bege quente, puxado para o dourado;
  • 'Dark Seltzer' – um cinza mais fechado, levemente metalizado.

Segundo o chefe de design da BASF na região da Ásia, Chiharu Matsuhara, circunstâncias que podem mudar rapidamente como desastres naturais, e pandemias como a que estamos vivendo, deixam as pessoas constantemente mais desconfortáveis. Por isso, a empresa focou em promover cores mais tranquilas, que trouxesse conforto e relaxamento para as pessoas.

Outras escolhas dentro do mercado automotivo que serão impactadas pela pandemia

Vale dizer que a tendência de cores para novos veículos em 2021 e nos próximos anos não serão as únicas escolhas do mercado que sofrerão impacto devido à pandemia. Muitas outras áreas do mercado automotivo já estão sendo alteradas.

O mercado de seguro de carro é um bom exemplo disso. Segundo uma pesquisa realizada pela empresa ThinkSeg, as apólices de seguro auto sofreram uma redução de preço que varia entre 11 e 26% no primeiro semestre do ano de 2020.

Essa redução se deve à baixa nas vendas de veículos no começo do ano devido à pandemia. No entanto, atualmente, com a necessidade de retomar as atividades profissionais, ainda mantendo um certo distanciamento social, a procura por veículos particulares voltou a crescer.

Mas os hábitos de uso desses veículos certamente não são mais os mesmos que eram antes da pandemia porque as pessoas agora saem de casa para fazer estritamente o necessário, o que faz com que esses veículos, além de circularem menos, também permaneçam mais tempo estacionados.

É claro que o valor de um seguro auto depende muito do modelo do veículo, ano de fabricação e de quem o conduz, mas esses detalhes como hábitos de uso, preferência entre estacionar na rua ou em locais fechados e período em que o veículo fica parado também influenciam.

Isso fez com que a procura do seguro auto pay per use, que é o seguro onde se paga por uso, aumentasse.

Outro setor no mercado automotivo que sofre um forte impacto com a pandemia foram os carros usados. Com a necessidade de prevenção durante a locomoção diária, muitas pessoas com poucos recursos financeiros acabaram optando por comprar veículos usados, aquecendo esse setor.

Para se ter uma ideia, segundo a Fenabrave – Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores, este mercado fechou o mês de agosto deste ano com 917.259 veículos usados negociados.

Muitos hábitos e necessidades foram alterados durante a pandemia de 2020, e ainda existem muitos mercados e setores de serviços que ainda não possuem novas tendências para se apoiar.

Este não é o caso do mercado automotivo que já conta com as tendências de cores para 2021 e os próximos cinco anos, para criar seus novos designs e investir na produção de veículos.

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